Os cartões de crédito são todos iguais? Saiba a verdade

Lucas Alsil

Formado em jornalismo pelo Universidade de Mogi das Cruzes e assessor de comunicação da Red Ventures BR. Atua na área de Outreach, na publicação de posts orgânicos e na prospecção de novos veículos de comunicação.

Diferente do que muitos acreditam, há diversos tipos de cartões. Cartão de crédito pré-pago, cartão de crédito sem anuidade e até mesmo cartão de crédito sem limite estão circulando por aí. São cartões que apresentam funções distintas específicas para clientes em situações financeiras diversas e com os mais variados perfis.

Dessa forma, para quem está interessado em aprender como fazer uso de um cartão de crédito a seu favor, é indispensável saber que os cartões não são todos iguais. Cada tipo tem uma função diferente e pode ser muito bem-vindo em certos momentos da vida.

Cartão de crédito nacional

Hoje em dia, possuir um cartão de crédito é algo essencial para a vida adulta. Com um acessório desse em mãos, se torna muito mais prático realizar pagamentos e sacar dinheiro. Além de toda a segurança e facilidade que são proporcionadas durante as transações. Dessa forma, há diversos tipos de cartão de crédito que se adaptam a diferentes situações.

O cartão de crédito nacional é um dos mais comuns aqui no Brasil. Isso porque ele é aceito somente em território nacional, ou seja, não funciona em viagens internacionais. Por não possuir essa vantagem, sua anuidade e limite são bem mais acessíveis, diminuindo o custo de manutenção e as taxas a serem pagas.

Cartão de crédito internacional

Por outro lado, o cartão de crédito internacional já pode ser utilizado em viagens para fora do país. Entretanto, atenção: para que seja possível realizar compras com ele sem maiores problemas ou bloqueios inesperados, é necessário avisar antes ao banco a data da sua viagem e os locais a serem visitados.

Dessa forma, o cartão é liberado para transações internacionais no país de destino durante o tempo determinado por você mesmo. Essa categoria de cartão apresenta programas de fidelidade que acumulam mais pontos e oferecem mais vantagens, é claro.

Cartão de crédito universitário

Há pouca diferença entre um cartão de crédito convencional e um cartão de crédito universitário. O que chama atenção nessa modalidade é a oferta de vantagens exclusivas para os jovens estudantes, como pagamento facilitado da fatura. Assim, o aluno consegue parcelar esse valor, aliviando as contas mensais.

Para adquirir o cartão universitário basta apresentar documentos que comprovem a situação de estudante. Além disso, existe outra vantagem muito valiosa: os bancos consideram que universitários não possuem renda e, por isso, não cobram anuidade.

Cartão de crédito sem anuidade

O cartão de crédito sem anuidade já é uma realidade no Brasil. No início desse movimento somente bancos digitais ofereciam essa vantagem. Entretanto, as instituições financeiras tradicionais se movimentaram e também já oferecem cartões sem anuidade.

Essa é uma grande vantagem para o consumidor que quer cortar gastos desnecessários e, dependendo da modalidade do cartão, uma anuidade pode doer no bolso. Em tempos de crise, o melhor é economizar. 

Cartão de crédito pré-pago

Se você está familiarizado ou conhece o funcionamento do celular pré-pago já deve ter uma ideia de como funciona esse tipo de cartão. Nessa modalidade, o cliente carrega uma certa quantia para ser consumida. A maior vantagem dele é a possibilidade de controle dos gastos com maior rigor.

Normalmente, o cartão pré-pago é muito visado por pais que querem conceder uma mesada aos filhos sem se preocupar em estourar o limite do cartão. Essa é uma ótima ideia para ensinar educação financeira com uma certa segurança.

Cartão de crédito virtual

Apesar de ser bem mais seguro do que andar com dinheiro vivo no bolso, os cartões de crédito, no geral, ainda apresentam certas falhas. A mais conhecida – e perigosa – delas é a clonagem do cartão através de compras realizadas pela internet. Buscando solucionar esse problema, os bancos surgiram com a nova sensação do momento: o cartão virtual.

Alguns bancos já oferecem a possibilidade de um cartão virtual para quem quer mais segurança na hora de fazer compras online. O cartão virtual não existe fisicamente, ele é gerado em todos os momentos que você quiser comprar algo pela internet. Dessa forma, fica muito mais difícil clonar o seu cartão de verdade.

Assim, é possível perceber que os cartões de crédito não são todos iguais. Existem diferentes modalidades que atendem à diferentes necessidades. Muitas pessoas ainda acreditam que cartões de crédito são responsáveis por muitas dívidas, entretanto, hoje em dia é possível se organizar e escolher a modalidade que se adapte melhor à sua vida financeira.