Orquestra Jovem faz apresentação no Jardim Fortaleza nesta sexta-feira

Da Redação

Nesta sexta-feira (31), às 15h, a EPG Euclides da Cunha, no Jardim Fortaleza, recebe o Programa Orquestra no Bairro, uma iniciativa da SECEL – Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, que conta com o apoio da Escola 360 para difusão da música clássica para toda a cidade. Na ocasião, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta repertório erudito em espetáculo gratuito e aberto ao público em geral.

O programa promove apresentações em escolas da Prefeitura localizadas em diferentes bairros, com uma programação bem especial, com músicas de filmes premiados, brasileiras e clássicas. O objetivo é mostrar ao público o universo da música de concerto, oferecendo composições que marcam o momento em que a grande maioria das pessoas tem o primeiro contato com a música clássica.

O repertório da Orquestra Jovem é eclético, reunindo a Marcha Imperial de Guerra nas Estrelas e o tema do filme Indiana Jones, ambas de John Williams; a trilha do jogo de videogame Mario Bros, e também um pouco das obras primas da música erudita com a 5ª Sinfonia, de Beethoven, e a Ópera Carmen, de Bizet, além de composições brasileiras, como Mourão, um famoso baião.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, o programa busca aproximar o público da música de concerto. “As apresentações têm caráter didático e estabelecem um diálogo interativo com os espectadores. Isso faz com que mais pessoas possam usufruir da Orquestra de Guarulhos, permitindo que ela atenda mais setores da cidade”, explica.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira