Orquestra Jovem do Estado prepara programação especial dedicada a Beethoven

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, preparou uma programação especial dedicada aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Foram produzidos vídeos especiais para a série #PartiuBeethoven realizados pelo jornalista e crítico musical, Irineu Franco Perpetuo, que estão sendo veiculados, durante o mês de agosto, pelas redes sociais da EMESP Tom Jobim (instagram, facebook e youtube). O público vai saber mais sobre a biografia e a obra do compositor, além de curiosidades que cercam a vida desse ícone da música erudita mundial. 
Confira aqui alguns vídeos que já foram veiculados https://www.youtube.com/watch?v=QNYEycLCC9I&list=PLhuWQSr4hNsm868pGNuRcsZVGcFUbEolm&index=3.

E no dia 30 de agosto, domingo, às 16h, acontece a estreia do concerto da Orquestra Jovem do Estado em homenagem ao compositor. Para a ocasião, foi escolhida uma das obras de maior impacto de Beethoven: a Sinfonia nº 5.  A peça começou a ser escrita em 1804, época em que o compositor já apresentava problemas de perda da audição.  A estreia foi em 22 de dezembro de 1808, no Theater an der Wien, em Viena, sob a regência do próprio Beethoven. A Sinfonia nº 5 acabou se tornando uma das composições mais populares e difundidas em todo repertório da música ocidental.  
Além da interpretação dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, o concerto terá breves introduções explicativas, com detalhes sobre a composição, com o intuito de promover uma escuta diferente da música, aproximando o público das grandes obras do repertório sinfônico.
Antes da estreia do concerto, às 15h30, Irineu Franco Perpetuo, o maestro Cláudio Cruz e alguns bolsistas da Orquestra Jovem do Estado participam de uma live pelo Youtube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).

HOMENAGEM 250 ANOS BEETHOVEN  

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO  

Cláudio Cruz, diretor musical e regente titular  

PROGRAMA 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sinfonia n.5 em dó menor, Op.67  

I. Allegro con brio
 II. Andante con moto
 III. Allegro (attacca)
 IV. Allegro 

DATA: 30 de agosto, domingo 

HORÁRIO: 16h 

ONDE: YouTube EMESP Tom Jobim https://www.youtube.com/user/TJEMESP 

Cláudio Cruz, diretor musical e regente titular  

Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi premiado pela APCA e recebeu os prêmios Carlos Gomes, Bravo, Grammy, entre outros. Foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Em 2017, gravou CDs com a Royal Northern Sinfonia, em New Castle, na Inglaterra, e com o Quarteto Carlos Gomes, com obras de Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velasquez. Gravou o terceiro CD com a Orquestra Jovem do Estado, com obras de Bartok, Kodaly e Flo Meneses, e lançou as edições dos Quartetos de Alberto Nepomuceno no Festival de Campos do Jordão e na Sala São Paulo. Participou do Festival Internacional de Música de Câmara “La Musica”, na Florida, e do Festival Internacional de Música e Câmara da Universidade da Georgia, ambos nos Estados Unidos. Atuou como diretor musical e regente nas montagens das óperas Don Giovanni e La Belle Helene no Theatro São Pedro. Atualmente, é regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.