Orquestra Jovem apresenta concerto de premiação do concurso Jovens Solistas

Da Redação

No próximo sábado (11), sábado, às 20h, a Prefeitura de Guarulhos e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) anunciarão os vencedores da 17ª edição do concurso anual “Jovens Solistas”, durante concerto de premiação que acontece no Teatro do Adamastor Centro. O espetáculo, tradicional por destacar novos instrumentistas em apresentações solo, tem entrada gratuita e classificação livre.

Sob regência do maestro Emiliano Patarra, o Concerto de Premiação do XVII Concurso Jovens Solistas vai permitir que o público do Adamastor possa vibrar com o desenvolvimento profissional dos jovens talentos, como o violinista Lucas Ferreira Braga, que interpreta a “Sinfonia Espanhola”, a obra mais conhecida do compositor francês Édouard Lalo (1823-1892). Nessa peça, ritmos ibéricos são exaltados, representando inovação ousada para a música francesa e uma reação efetiva à hegemonia da música alemã.

À frente do mais grave dos instrumentos da família dos sopros, o solista Rodrigo Antunes protagoniza “Concerto para Fagote”, de Carl Maria von Weber (1786-1826). Composta em 1811, a obra ganha, ao longo dos seus quase 20 minutos, uma interpretação visceral, autêntica e emocionante.

A surpreendente Rhapsody in Blue, de George Gershwin (1898-1937) é interpretada pelas delicadas mãos da pianista Tatiane Costa dos Santos e oferece ao público um instrumental que mistura elementos de jazz e música erudita.