Orçamento do Metrô prevê ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos

Lucy Tamborino

No orçamento de 2019 do Metrô de São Paulo está previsto recursos para ampliar a Linha 2-Verde e também para criar um novo trajeto, entre Guarulhos e o centro de São Paulo, por meio da linha 19-Celeste.

No Relatório Integrado deste ano está indicada a reserva de R$ 121 milhões em investimentos na expansão da linha. O ramal tem um antigo plano de expansão a partir da Vila Prudente, rumo à Linha 3-Vermelha, ainda interligando com a estação Penha e chegando até Guarulhos.

Com média de 692 mil, a expectativa com a construção de 14,4 km de trilhos e 13 estações é transportar 1,8 milhão de passageiros na linha em dias úteis.  Com isso pretendesse desafogar as linhas 3-Vermelha e 1-Azul. A nova linha também poderá fazer conexões com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Com isso, já foram desapropriados e demolidos 191 imóveis. A obra estava parada devido a dificuldades orçamentárias, apesar disso a previsão dos novos investimentos não garante o início de obras, mas demonstra planejamento do Metrô. Para que de fato seja viável é necessária a liberação de recursos pelo governo do estado.

A Linha 19-Celeste que deve ligar o Bosque Maia ao bairro do Campo Belo, tem previsão de investimentos de R$ 50 milhões para estudos. A linha possui apenas projeto funcional e o Metrô pretende elaborar o projeto básico, que deve fornecer informações aprofundadas sobre a forma de construção da linha. Nos últimos anos, não havia previsão de investimentos nesta linha. Esse projeto também depende de recursos do governo estadual ou, ainda, financiamento externo.

Imagem: Cris Castello Branco