
Da Redação
Em razão da chegada do período de baixas temperaturas, a prefeitura reforça a Operação Inverno ao disponibilizar o telefone 199 para que a população possa informar locais em que haja pessoas em situação de ruas e a temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus. Desta forma, o Serviço de Abordagem Social será acionado e irá até o local para realizar o atendimento.
“A Operação de Inverno é fundamental para que, através de uma força-tarefa realizada pela prefeitura, consigamos alcançar o maior número de pessoas em situação de rua. Que elas tenham uma acolhida nos dias de baixa temperatura, cuja exposição pode até levar à hipotermia e, em alguns casos, à morte. Daí a relevância dessa operação, que irá durar todo o inverno. Iremos, através da equipe de abordagem social, encaminhar essas pessoas para nossos serviços e através de nossos Restaurantes Populares ofertaremos a alimentação. A ideia principal é tirá-los da rua nesse período de frio de uma forma intensificada, haja vista que alguns se recusam a ser acolhidos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale.
Iniciada no dia 4 de junho, a Operação Inverno prosseguirá até o final da estação e é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social através do Núcleo Batuíra, vencedor do edital de chamamento público. Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h. Durante o inverno, o atendimento através do 199 será até a meia-noite.
A Prefeitura oferece diversos serviços a esses cidadãos, como os Centros Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (POP) e as Casas de Acolhimento, ofertando atendimento técnico, alimentação e pernoite.
Serviço
Disque 199 para informar pessoas em situação de rua no inverno, especialmente se temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus
Imagem: Fabio Nunes Teixeira/ PMG