Ônibus de SP começam a aceitar cartão de crédito e débito

São Paulo SP 05 09 2019 Sindicato dos motoristas de onibus do municipio de São Paulo durante protetos com varios terminais fechados. No Terminal Princesa Isabel no centro.onibus ocupou avenida Rio Branco com a paralização foto Alan White /Fotos Publicas

Da Redação

O pagamento de passagem por cartão de crédito, débito ou pré-pago em algumas linhas de ônibus de São Paulo começou hoje. O novo serviço vale apenas para cartões físicos ou digitais com a tecnologia NFC (“contactless”), que funciona por aproximação e sem o uso de senha.

O projeto-piloto tem duração de três meses ou até atingir 500 mil transações. Inicialmente serão aceitos cartões Visa e Mastercard (nacionais e internacionais), enquanto está em processo a adesão da Elo.

NFC é uma tecnologia que libera o pagamento com o toque do cartão (ou a versão digitalizada dele em um smartphone, pulseira ou smartwatch) sobre um dispositivo habilitado. Esse tipo de conectividade é adotada por plataformas como o Google Pay e a Apple Pay, além de cartões físicos identificados com o símbolo de quatro ondas. Haverá um limite de dez pagamentos por dia por cartão.

Cerca de 200 ônibus estão atualizados para receber a nova forma de pagamento, que ocorrerá no mesmo dispositivo de validação do bilhete único.

Segundo a Prefeitura, as linhas do projeto-piloto transportam 2,9 milhões de passageiros por mês e foram escolhidas por terem uma quantidade acima da média de viagens pagas com dinheiro. Na primeira fase, não será possível fazer integração tarifária.

Confira as linhas que aceitam o pagamento por cartão de credito:

– 675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara

– 715M/10 Jardim Maria Luiza – Largo da Pólvora

– 807M/10 Terminal Campo Limpo – Shopping Morumbi

– 908T/10 Parque Dom Pedro II – Butantã

– 917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa

– 917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa

– 2002/10 Terminal Bandeira – Terminal Parque Dom Pedro II

– 2590/10 União de Vila Nova – Parque Dom Pedro II

– 4031/10 Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí

– 5129/10 Jardim Miriam – Terminal Guarapiranga

– 5129/41 Jarim Miriam – Santo Amaro

– 6030/10 Unisa-Câmpus – Terminal Santo Amaro

– 9300/10 Terminal Casa Verde – Terminal Parque Dom Pedro II

– 9500/10 Terminal Cachoeirinha – Praça do Correio

O cartão será a terceira alternativa de pagamento de passagem na capital paulista, que também aceita dinheiro e bilhete único. No caso do bilhete único, aplicativos e outras tecnologias digitais já permitem a recarga com cartão de crédito.

Imagem: Alan White/Fotos Publicas