Oito animais de grande porte são recolhidos pela prefeitura este ano

Pedro Lacerda

Responsável pelo recolhimento de animais perdidos pela cidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Proteção Animal (DPAN) registrou o número de oito animais de grande porte que foram capturados pela pasta. Todos eles são equinos. Além deles, 220 animais de pequeno porte (cachorros e gatos) foram retirados das ruas pelo departamento.

Estes números aumentaram em 700% quando comparados aos de 2017, em que apenas um cavalo foi capturado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em fevereiro, onde até então era dever da Secretaria de Saúde acolher estes animais. Até o fim do ano passado, apenas mais um equino foi pego pelo CCZ, em agosto e devidamente encaminhado as baias do órgão que se localizam no Jardim Triunfo. Os animais são vacinados e microchipados, para depois ficarem disponíveis para adoção.

Segundo o DPAN, os novos tutores assinam um termo de responsabilidade, comprometendo-se a não colocar os animais a realizar nenhum tipo de trabalho, incluindo tração. Uma equipe do departamento realiza fiscalizações constantes para verificar o cumprimento do termo assinado pelos adotantes.

Imagem: Divulgação PMG