Enquanto a criançada fuçava nas caixas de areia para encontrar as peças dos quebra-cabeças de “fósseis”, os pais ajudavam com orientações e torciam pelos filhotes. Por não se tratar de uma competição, mas sim de uma atividade colaborativa, todos se ajudaram a completar o desafio num clima amistoso. Assim foram as quatro edições da oficina Paleontólogo por um dia realizada nesta terça-feira (8) no Zoológico de Guarulhos. A atividade com participação gratuita e livre vai acontecer novamente nesta quinta (10), ao lado do Museu de Ciências Naturais do parque.
Prestando atenção às explicações sobre o significado da palavra paleontologia e sobre as peças dos animais que iriam procurar, Lorenzo Brichita Emboava Ramos, 9 anos, não desviou os olhos da TV que mostrava imagens com ilustrações sobre a fala da monitora. Ao final da brincadeira, o garoto comemorou. “Gosto muito de dinossauros e consegui montar um T-Rex”, disse referindo-se ao Tiranossauro rex, um dos maiores e mais ferozes dinossauros carnívoros, que viveu na terra há cerca de 73 milhões de anos.
Outros “fósseis” encontrados pela garotada foram do Acanthostega, anfíbio que viveu há aproximadamente 380 milhões de anos, antepassado dos sapos e das salamandras; do Meganeura, animal invertebrado semelhante às libélulas, mas com até 75 cm de envergadura, e da Preguiça Gigante, herbívoro que comia até 300 kg de folhas por dia e foi extinto há 10 mil anos, chegando, portanto, a conviver com seres humanos.
A oficina Paleontólogo por um Dia é parte da programação de férias do Zoológico, que nos dias 22, 24 e 25, também entre 10h e 16h, terá como destaque um animal que faz parte do grupo de parentes vivos mais próximos dos dinossauros, com exceção das aves, o jacaré-do-papo-amarelo, réptil crocodiliano (Caiman latirostris), durante a oficina Jacaré de boa na lagoa. A atividade vai desvendar os mistérios sobre este milenar e poderoso animal em frente ao lago onde mora o Jacoa, um grande jacaré morador mais antigo do Zoológico de Guarulhos.
Outra atividade especial para o mês é a comemoração dos quatro anos de união, bodas de frutas e flores, do casal de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), tipo de sagui natural da Amazônia brasileira, que acontece no dia 28, com explicação sobre a espécie entre 10h e 16h e enriquecimento ambiental do recinto às 14h.
Também durante todo o mês de julho, o Zoológico realiza doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como jabuticaba, pitanga, manacá-da-serra e ipês branco, amarelo e roxo. A entrega é feira ao lado do Museu de Ciências Naturais. Quem quiser também pode visitar o parque e utilizar gratuitamente o parquinho infantil e as mesas para piquenique sobre frondosas árvores que garantem sombra e conforto térmico.
Serviço
Zoológico de Guarulhos
Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França.
Em julho, o parque abre todos os dias das 9 às 17h (entrada até 16h30). Acompanhe mais informações no Instagram zooguarulhos.