Ocorrências com pipas na rede elétrica aumentam 15% no período de férias em Guarulhos

Da Redação

Levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, mostra que no período de férias escolares o volume de ocorrências envolvendo pipas no sistema elétrico aumenta, em média, 15%. Na região, somente no primeiro semestre de 2018, foram registrados 1.040 incidentes, dos quais 47% ocorreram em janeiro e junho.

Quando o semestre letivo termina, empinar pipas torna-se um dos passatempos preferidos de muitas crianças e jovens.  Uma brincadeira saudável, mas que precisa de ser feita de forma segura para evitar acidentes e desligamentos da rede de energia. Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP, reforça algumas orientações que são sempre lembradas nos projetos educacionais da Concessionária com a comunidade: “o recomendado é buscar espaços abertos, como parques, praças e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia”.

Além do local adequado, é preciso cuidado com os materiais usados na confecção de pipas, como as rabiolas feitas de fios de nylon, que são cortantes e condutores de energia. Se encostarem nos cabos de alta-tensão, além da possível interrupção no fornecimento da energia, podem causar acidentes graves, queimaduras e até mortes. “É importante lembrar que o uso de cerol é extremamente perigoso e pode gerar multa ou a prisão de quem utiliza ou comercializa o produto”, completa Scarpa.

Imagem: Divulgação