Obras de Machado de Assis e Guimarães Rosa ganham o palco

O projeto “Teatro na Mário” abre sua temporada em 2018 com uma adaptação cênica livre dos contos homônimos “O espelho”, de Machado de Assis e Guimarães Rosa. A peça tem entrada gratuita e acontece no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

“Espelhos” é um solo teatral com Ney Piacentini que se desdobra em dois personagens para transmitir o ceticismo de Machado de Assis e o contraponto esperançoso de Guimarães Rosa, promovendo no palco um diálogo inédito entre os maiores escritores brasileiros.

A estreia aconteceu no dia 17 de fevereiro e a próxima apresentação será no dia 26 de fevereiro, às 19h. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do espetáculo.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre as relações entre sociedade, imagem e subjetividade, a partir do pensamento de duas referências fundamentais da arte brasileira. Além da peça, será realizada uma oficina teatral a partir de obras de autores clássicos da literatura brasileira e ainda uma palestra sobre a formação do sujeito brasileiro nas obras dos dois autores.

A oficina é direcionada a adolescentes, jovens e adultos e acontecerá até o dia 24 de fevereiro, das 14h às 18h, na Sala Branca, localizada no 2º. Andar. Ao todo são 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo e-mail ney.piacentini@gmail.com.

A palestra será conduzida por Rogério de Almeida, professor livre-docente em Educação e Cultura pela USP, e pelo ator Ney Piacentini. Juntos, eles irão discutir a formação da identidade brasileira através do legado de Machado de Assis e de Guimarães Rosa. O evento acontece no dia 22, às 19h, também no Auditório da Biblioteca.

Foto: Divulgação