O maior Prêmio Literário Estudantil do Brasil

Mesmo em tempos de pandemia o Prêmio Jovens Escritores de 2021 cumpriu o seu papel que é fomentar o livro, a leitura e a literatura em conjunto com as escolas públicas e particulares, além dos estudantes. 

Neste ano participaram 87 entidades educacionais e foram inscritos 1.070 textos entre crônicas, contos e poesias. Foram selecionados 50 textos que vão fazer parte do livro da 4ª Antologia do projeto, além disso 10 textos foram indicados pelos jurados para concorrer ao troféu jovens escritores de 1º, 2º e 3º lugar.

Autores e textos selecionados:

Marina Barrichello Marone – “Uva -passa” – Colégio Dante Alighieri

Sabrina Leite Frutuoso “Clara” – E.E. Louis Braille

Wesley Sidcley Cruz- “Aqui é o Brasil” -E.E. PEI. Jd. Santa Cecília

Cecília Naslausky Seefelder de Assis – “A paz é para os mortos” Senac Nações Unidas

Yasmin Husein Santos Zoghbi – “Além da última página” -Colégio Certus

Lizandra Costa – “Amarelo” – E.E.PEI Celso Piva

Mariana Ferreira de Azevedo -“Mente” -Colégio Eniac

Nithielly Camilly da Silva Ribeiro – “Memórias do campo” -E.E.Vilma Maria dos Santos Carneiro

Eduarda Cristina da Silva – “Solidão: A voz interior” -E.E.Profª Odete Fernandes Pinto da Silva

Giovana Ursich – “Amor” – E.E.Profº Fabio Fanucchi

O prêmio também selecionou três projetos desenvolvidos pelas escolas  que receberão o troféu Darcy Ribeiro “Escola Amiga da Educação e da Cultura”.

São elas: E.E. Profº Hélio Polesel (Projeto Biblioteca Virtual,leitores em ação, projeto dia do livro), Colégio Certus ( Jornal Incertus) e E.E.PEI Jd. Santa Cecília (Sarau Literário). 

Segundo Auriel Filho a cada ano o prêmio cresce e a novidade é que em abril o projeto de lei 1170/2019 que institui o Prêmio Jovens escritores em todo o Estado de São Paulo teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Alesp (CCJ) e agora espera um parecer favorável pela Secretaria Estadual de Educação. Em Guarulhos o Prêmio também pode virar lei municipal apresentada pelo Presidente e vereador da Câmara Municipal de Guarulhos Fausto Miguel Martello (PDT).

” Todo esse sucesso do projeto jovens escritores se deve primeiramente aos patrocinadores, escolas, professores, coordenadores e diretores, além dos estudantes que compraram a ideia. Como civil é uma honra colaborar com projetos que visam a educação e a cultura “, frisou.A lista com os nomes dos estudantes e das escolas estão disponíveis no site www.pgliteratura.com.br

- PUBLICIDADE -