O artesão das facas

Serginho Freitas

A cidade de Guarulhos, que se firmou no roteiro gastronômico do estado, vem ganhando destaque também em um segmento que anda lado a lado com a gastronomia. A Cutelaria Artesanal!

O guarulhense Lairto Sartor, mais conhecido como “provolone”, que mora e trabalha no bairro da Vila Tijuco, aproveitou a quarentena e tirou do papel um projeto super bacana para a produção de facas e cutelos a partir de peças de carros, caminhões e ônibus que iriam ser descartadas.

A ideia, que surgiu em um bate-papo depois que troquei uma peça da suspensão de uma kombi, é pegar o que seria descartado no meio ambiente e, depois de muito fogo e marretadas, transformá-las em algo útil relacionado a cozinha.

“Sabe Serginho, na hora que vi o facão da suspensão da sua kombi já imaginei estas peças. Fiquei estudando o que seria prático, e rústico, para você usar na sua cozinha e nos eventos que você faz com o jornal. Cheguei neste jogo de garfo, colher, espátula e pinça. São peças exclusivas que você nunca vai encontrar em outro lugar”, explicou Provolone.

E além deste jogo super bacana, que ele presenteou a equipe da nossa coluna, mais uma “família” de cutelos surgiu de forma inesperada.

“O projeto de reaproveitar ferro e aço que seriam descartados ganhou peso e aproveitei para garimpar em oficinas do bairro. Encontrei outras peças em ferro maciço que poderiam ser transformadas. Daí surgiram os 5 cutelos que chamo de “família” e mais duas facas de porte grande que pretendo terminar na próxima semana”, contou.

E, pensando em nossos leitores, fiz um pedido especial ao artesão “Da Brasa”.

Pedi para um grupo de amigos que trabalham com peças de carros antigos alguns itens que seriam descartados, e assim que estiverem em minhas mãos entregarei para que ele produza um jogo parecido com o que recebemos para sortearmos aos nossos leitores.

Serão peças únicas e exclusivas, assinadas por ele, para quem realmente acompanha e curte a Folha Metropolitana.

“Assim que chegar o material vou construir. A pessoa que for sorteada vai curtir muito. Já estou até com os desenhos na cabeça. Serão lindas e exclusivas mesmo. Com certeza serão destaque nos churrascos de família!”, falou Provolone para este colunista.

E aí, você vai ficar de fora?

Sigam nossas redes sociais do Facebook e Instagram para não perder a chance de tê-las! Um abração e até semana que vem galera!