Número de vagas de estágio em Guarulhos registra estagnação

Lucy Tamborino

O número de vagas de estágio em Guarulhos permaneceu estagnado nestes primeiros sete meses do ano. O total de jovens contratados cresceu apenas 0,69% em relação ao mesmo período em 2018. Os dados fazem parte do Boletim Estatístico Mensal (BEM) realizado mensalmente pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Por outro lado, as vagas de aprendizagem apresentaram alta – o número de aprendizes contratados cresceu 2,86% neste período.

Já em todo Brasil o número de vagas de estágio e aprendizagem cresceu 6,1%.  O BEM ainda aponta que a contratação de jovens e adolescentes cresceu 2,8% no mesmo comparativo. A região Centro-Oeste registrou crescimento de 7,1% no número de vagas no período, o maior entre as demais regiões analisadas. Seguido pelo Nordeste (6,6%), Estado de São Paulo (5,6%) e a região Norte (4,5%).

O número de Novos Ingressos, índice que mede a entrada de jovens que nunca participaram do programa de estágio ou aprendizagem, apresentou crescimento de 0,6% no caso de estagiários e 0,7% no caso de aprendizes no mês de junho, em comparação ao mesmo período em 2018.

Entre os cursos mais buscados estão Direito, Pedagogia e Administração, consideradas graduações tradicionais. Ciências Contábeis e Engenharia Civil vêm em seguida no ranking.

Imagem: Lucy Tamborino