Lucy Tamborino
O número de pessoas privadas de liberdade em Guarulhos inscritas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) aumentou 49,2% em 2019. Se no ano passado 595 detentos se inscreveram, nesta edição 888 pessoas buscam certificação do Ensino Fundamental ou Médio. Hoje será o segundo e último dia de provas.
Das inscrições neste ano, a maioria foi realizada por presos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey II: ao todo foram 445 pessoas – sendo 193 para o Ensino Fundamental e 252 para o Ensino Médio. Em sequência figurou a Penitenciária José Parada Neto I, com um total de 201 pessoas – 111 para o nível mais baixo e 90 para o maior. Já nos dois Centros de Detenção Provisória, I e II, foram 242 pessoas privadas de liberdade que se inscreveram no Encceja. As inscrições foram feitas pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional ou socioeducativa.
Quem pretende conquistar o certificado do Ensino Fundamental, precisa ter, no mínimo, 15 anos de idade. Já para o Ensino Médio, somente pessoas acima de 18 anos podem prestar a prova. Já para ser aprovado o participante deve alcançar nota mínima de 100 pontos em cada uma das quatro matérias ou áreas de conhecimento do Encceja. Em redação é necessário atingir nota mínima de cinco pontos.
Imagem: Lucy Tamborino