Número de ciclistas mortos na cidade cai em relação ao ano passado

- PUBLICIDADE - Anuncie

Mayara Nascimento

Ontem foi comemorado o Dia do Ciclista, e neste ano a cidade registrou a morte de três pessoas envolvendo bicicletas. Os números caíram em relação ao ano passado, já que na mesma época foram contabilizadas cinco mortes, totalizando 13 atropelamentos até o final de 2018.

Todas as vítimas deste ano eram homens, foram socorridas e morreram no hospital. Os acidentes aconteceram em maio e junho, e o último foi registrado no mês passado na rodovia Presidente Dutra.

Nos últimos cinco anos, acidentes envolvendo ciclistas levaram 30 pessoas ao óbito. Deste total, 12 se deram pela colisão, em sua maioria, com ônibus e automóveis. Os dados são do relatório mensal realizado pelo Infosiga.

Segundo o relatório divulgado ontem, em julho Guarulhos registrou seis mortes no total envolvendo todos os tipos de automóveis e pedestres, acumulando 61 desde o começo do ano. O número também é menor do que o mês passado, que finalizou com 15 mortes causadas por acidentes de trânsito.

Dicas de segurança e locais para a prática

Atualmente Guarulhos conta com três ciclofaixas sendo uma no Parque Cecap, na avenida Ministro Evandro Lins e Silva, com 1,5 quilômetro de extensão e um retorno; outra na Vila Galvão, que vai da avenida Francisco Conde (Lago dos Patos) até as proximidades da rua São Miguel do Araguaia, tendo 1,35 quilômetro de extensão; e a da avenida Paulo Faccini, com um pouco mais de dois quilômetros disponíveis.

Um estudo de mobilidade urbana prevê a implementação de cinco ciclovias na cidade. Outro projeto que consta no Plano Estratégico Intersecretarial da prefeitura, estuda a inserção de suportes para as bicicletas nos ônibus, de forma a integrar os transportes e facilitar a mobilidade.

A distância segura recomentada entre a bicicleta e o veículo é de 1,5m. Além disso, é importante usar sempre capacete, luvas e óculos, equipar a bicicleta com luz branca na frente e vermelha atrás para sinalizar sua posição, andar em velocidade compatível à via, não ultrapassar o sinal vermelho e usar calçados fechados para pedalar.

- PUBLICIDADE -