Número de acidentes com morcegos cresce 180% em Guarulhos

Lucy Tamborino

O número de acidentes com morcegos cresceu 180% neste ano em Guarulhos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos saltaram de cinco no ano passado para 14 em 2019, em comparação com índices de janeiro até outubro nos dois anos. Ainda em 2017, apenas dois casos teriam sido registrados.

Segundo a pasta, o crescente número de casos é resultado de visitas de grupos religiosos para orações a região da Cantareira – território que apresentou predominância nas ocorrências.  O local é uma extensão de mata, área nativa dos morcegos, o que favoreceu o encontro das pessoas com os animais. 

O órgão ainda afirma que, por conta disso, houve uma conversa com o pastor responsável pelos cultos e, depois disso, o número de casos procedentes dessa área diminuiu significativamente.

Apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue e a maioria consome apenas insetos.  Seu comportamento, como qualquer espécie silvestre, é de sentir medo quando em contato com o homem.

Ao encontrar um morcego caído ou invasor na residência, durante o dia, a pasta afirmou que a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2436 -3666, para obter informações e agendar a remoção do animal. Outra recomendação importante é para manter o animal doméstico sempre vacinado contra a raiva. Essa medida é fundamental, pois os animais costumam ser mordidos ou arranhados pelos morcegos quando caçados, principalmente pelos felinos.

Imagem: Agência Brasil