Núcleos de Comunicação e de Contabilidade do Empreender aproximam mercado e academia

A fim de aproximar o mercado de trabalho da academia, representantes dos núcleos de Empresas de Comunicação e de Contabilidade do Programa Empreender, da ACE-Guarulhos, se reuniram na manhã desta terça-feira (24), com o reitor do Centro Universitário Eniac, professor Mauro Claro, no campus da instituição de ensino, no Centro de Guarulhos.

Um dos objetivos dos dois núcleos é potencializar seus respectivos setores de atividade buscando ajuda mútua entre as empresas e a formação de mão de obra qualificada. “Tanto o Núcleo de Comunicação quanto o de Contabilidade se mostraram empenhados em melhorar a mão de obra na cidade. E, para isso, buscaram apoio na academia”, explica Ricardo Alves, consultor do Programa Empreender (iniciativa que une empresas de um mesmo setor de atividade para discussões e busca de soluções conjuntas).

“É ótimo ouvir isso do setor empresarial. Aqui no Eniac temos um programa com o mesmo objetivo, de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho: o Eniac Open Empresas”, apontou o reitor Mauro Claro. “Nós temos muitos cursos que oferecemos gratuitamente a empresas da cidade, com duração de 60 dias, para formação e preparo mais adequado de pessoal”.

“Nosso núcleo é o mais novo dos seis em atividade no Empreender. E a questão da Educação, tanto dos empresários membro do NEC quanto do mercado de trabalho do nosso setor, é um dos pilares que decidimos estabelecer como prioritários para nossas atividades. É muito bom saber que temos, na cidade, instituições de ensino que comungam de nossa crença de que é possível crescer fazendo o setor como um todo também evoluir”, afirmou Emerson de Morais, da agência Resistência, membro do NEC.

Para o reitor do Eniac, essa união gera ganhos para todos. “Ninguém perde com essa aproximação. Nossos alunos podem ter aplicações práticas do que vão encontrar no mercado de trabalho, indo muito além da carga teórica. E as empresas terão profissionais jovens e mais bem formados. E todo o cenário econômico da cidade melhora”, aponta.

Além dos núcleos de Comunicação e Contabilidade o Programa Empreender tem ainda: Escolas Particulares; Eventos e Decoração; Beleza, Estética e Saúde (um no Centro e outro no Jardim São João); e Corretores de Imóveis. “O Empreender coloca em um mesmo grupo empresas teoricamente concorrentes. Mas que, por meio da metodologia utilizada, podem trabalhar em parceria. Essa aproximação fortalece os setores de contabilidade e de comunicação e os resultados virão”, afirma o superintendente da ACE-Guarulhos – e gestor do Empreender na entidade – Maurici Dias Gomes.