Da Redação
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou ontem o vídeo do primeiro novo trem da Linha 13-Jade. Fabricada na China, a composição está sendo enviada de navio para o Brasil, onde deve chegar ao Porto de Santos em agosto.
Um dos diferenciais do novo trem é que terá bagageiros ao lado dos assentos. As composições estão sendo fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa. Os trens da linha de Guarulhos estão sendo fabricados em Qingdao, cidade que fica localizada a 670 km de Pequim. O consórcio venceu a licitação para a fabricação dos trens pelo valor de R$ 316,7 milhões.
Equipados com tecnologia de ponta, os trens terão iluminação interna com tecnologia de LED’s, sistema de detecção e imobilização do trem em caso de ocorrência de descarrilamento; de controle de tração e frenagem atuando em casos de patinagem e deslizamentos das rodas do trem; de identificação do condutor (biométrico e por senha), monitores multimídia e mapa de linha eletrônico, entre outras funcionalidades.
As composições também terão monitoramento com câmeras no interior e parte externa frontal e um diferencial: bagageiros dispostos ao longo dos salões de passageiros.
Atendendo ainda as exigências das Normas Brasileiras de acessibilidade devem contar com todos os dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio), tais como: sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico para orientar o lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio.
Imagem: Divulgação