Novo programa dá apoio a famílias com crianças na UTI Neonatal do Hospital Pimentas

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, implantou o programa “Humanização na UTI Neonatal”. O objetivo é acolher as famílias dos pacientes recém-nascidos que estão internados no hospital, atenuando o estresse natural do processo. Para isso, são feitos encontros semanais com os pais ou responsáveis dos pacientes, respeitando todos os protocolos de saúde pré-estabelecidos. Eles acontecem às quartas-feiras, das 14h às 15h, no hall do quinto andar do prédio.

“A notícia que minha filha logo receberá alta foi incrível. Antes desse acompanhamento, meus familiares estavam apreensivos, até porque faz três meses que a neném está internada. Agora que temos mais informações, estamos tranquilos”, disse Cristiano Andrade Fonseca, pai da recém-nascida. O projeto foi iniciado em outubro de 2020.

Stefani Alcântara, mãe da criança, também ressaltou a importância deste projeto para outras famílias. “Algumas pessoas não sabem o que fazer em uma situação como esta. Quando uma criança nasce de forma prematura, o tratamento e a atenção que ela deve receber são diferentes. Graças ao doutor Eric e ao pessoal do projeto, não temos mais nenhuma dúvida sobre o que fazer quando ela voltar para casa”, completou.

O programa foi elaborado pela assistente social Alexandra de Melo, junto com a psicóloga hospitalar, Márcia Aparecida da Silva e o médico Eric Salvador Feijão, coordenador da UTI Neonatal do Pimentas. A aplicação é feita pela equipe multiprofissional do hospital, composta pela enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

“O semblante da pessoa acolhida é totalmente diferente quando comparamos com o período anterior da reunião”, ressaltou o doutor Eric Feijão. Para a psicóloga Márcia Aparecida, ações como essas são cada vez mais importantes dentro do hospital. “O projeto ajuda a aproximar os pais e os profissionais, fazendo com que trabalhem em parceria.”