Os guarulhenses poderão contar a partir do ano que vem com o atendimento do novo Hospital Infantojuvenil (HIG) de Guarulhos. Viabilizado através de um parceria público-privada (PPP), o projeto dobrará o número de leitos existentes atualmente na cidade para o atendimento de crianças e adolescentes.
No mês passado, a Prefeitura concluiu a concorrência para a escolha da empresa que será responsável pela implantação da unidade. O consórcio Saúde Guarulhos ficará responsável pela administração dos serviços de atenção à saúde e de apoio à operação, incluindo a construção, a equipagem, a operação e a manutenção do HIG. O prazo da concessão é de 20 anos. “O Americano foi o cara que concebeu esse projeto desde o início e já deu certo. Vamos assinar o contrato agora para que as obras já comecem”, destacou Guti.
A nova unidade hospitalar prevê significativas expansões, com investimentos de R$ 190 milhões em infraestrutura e de R$ 2 bilhões na operação, e proporcionará 4,7 mil consultas com especialistas ao mês, 57% a mais do que o atual Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), no Centro. Além disso, o Hospital Infantojuvenil terá 136 leitos, 62% a mais do que os atuais 84 do HMCA, e atenderá jovens de até 19 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O espaço será construído em uma área de 6.670 m² da Prefeitura próxima ao Terminal Taboão e à Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com leitos entre clínica médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, divididos em emergência, enfermaria, unidade de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico e hospital-dia. O complexo terá setores com separação por sexo e idade, exclusivos para pacientes internados ou em observação. No apoio ambulatorial serão 22 especialidades e cirurgias eletivas, incluindo diagnóstico com ressonância, tomografia, ultrassonografia, nasolaringoscopia e raios-X.