Nova reunião discutirá excesso de barulho do aeroporto no Cecap

- PUBLICIDADE - Anuncie

Desde o mês de Abril deste ano os moradores do Parque Cecap vem sofrendo muito com um barulho muito alto supostamente originado por maquinário das instalações de tratamento de afluentes do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que incomoda os moradores em quase todas as madrugadas.


No dia 26 de outubro, a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos se reuniu com representantes da GRU AIRPORT, concessionária que administra o aeroporto e moradores do bairro, autores da denuncia, para tratar o assunto.
Na reunião foram expostos os detalhes do caso e a representante da GRU Airport, foi convidada a prestar esclarecimentos.


Mayara Fortin, moradora do Parque Cecap e autora da denuncia, esteve presente a reunião e falou à Folha Metropolitana a respeito.
“Durante a conversa na Câmara entendemos que o maquinário não tem proteção acústica, e que por isso o aeroporto vai fazer uma concorrência interna para o projeto. Nessa conversa também ficou claro que o aeroporto precisava tomar ações para lidar com o barulho, primeiro para nos oferecer sossego, mas também para evitar o impacto ambiental negativo do ruído”, esclareceu Mayara.


A reunião concluiu que havia necessidade de avaliações e medições de diferentes naturezas para se obter a certeza da origem e se o ruído descumpre a legislação.
Foi acordado por todos os presentes que uma nova reunião será realizada naquela comissão, no início do mês de dezembro, com os resultados das avaliações e aí poderão ser tomadas medidas que solucionem o problema de forma definitiva, além de possíveis sanções aos responsáveis.


Mayara ainda falou sobre o ruído após a realização da reunião.
“Nos dias seguintes à conversa tivemos oscilações. Noites com muito barulho e noites com o ruído bem mais baixo. Acredito que o aeroporto esteja fazendo testes. Mas precisamos dessa solução acústica definitiva o mais rápido possível”, concluiu.


A GRU Airport procurada pela reportagem da Folha Metropolitana, se manifestou por meio da seguinte nota:
“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que compareceu à reunião na Câmara de Vereadores de Guarulhos a fim de ouvir o relato dos moradores e da Comissão de Meio Ambiente sobre ruído da Estação de Tratamento de Água. A Concessionária já realizou avaliação preliminar sobre o tema e reitera seu compromisso de, concluída a apuração técnica, implementar as medidas eventualmente cabíveis”.
A data da nova reunião da Comissão Permanente do Meio Ambiente que tratará do assunto, novamente com a presença dos moradores afetados pelo barulho e representantes da GRU Airport, ainda não foi definida e até lá os moradores terão que conviver com o problema.

- PUBLICIDADE -