Nova concessão da Dutra deve deixar o pedágio até 8% mais barato

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A nova concessão da rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, deve deixar o pedágio até 8% mais barato, de acordo com o modelo concluído pelo governo federal. As informações foram disponibilizadas em consulta pública pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento deve receber contribuições até fevereiro.

A nova concessão consiste na exploração do sistema rodoviário por 30 anos. Além disso, a empresa vencedora deverá ser responsável pela infraestrutura, como prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade, manutenção do nível de serviço e segurança do usuário.

Isso se deve ao fato do contrato atual com a CCR NovaDutra ter o prazo de encerramento em março de 2021. Após este período a nova concessionária deve assumir a via. A licitação ainda deverá ser lançada no segundo semestre de 2020, já que trâmites, como a consulta pública, são necessários.

No ano passado, a ANTT chegou a determinar a redução do pedágio, em todas as praças na Via Dutra, em 5,26%. A decisão chegou a ser publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 e poderia valer no dia 23, mas foi derrubada pela Justiça, depois de mandado de segurança da concessionária que administra a via.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -