Notificações de estupro de vulnerável aumentaram 61% em agosto

Estupro. Guarulhos. Jornal Folha Metropolitana

Da Redação

O número de casos notificados de estupro de vulnerável aumentou em 61% no mês passado em Guarulhos, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) ontem. Em agosto foram registradas 29 ocorrências contra 18 no mês anterior.

Em todo esse ano já foram contabilizados pela pasta 181 casos do tipo no município. Os casos de estupro de vulnerável significam 73,2% do total de ocorrências de estupro registradas na cidade que foram 247.

Segundo o Código Penal brasileiro, é considerado estupro de vulnerável o ato libidinoso com menores de 14 anos ou contra indivíduos que, por enfermidade ou deficiência, não têm condição de oferecer alguma resistência.

Em todo o estado os registros de estupro também apresentaram crescimento. Foram 1.048 ocorrências notificadas – a maioria contra vítimas vulneráveis -, ante 934 em 2017. A alta é de 12,2%.

O balanço aponta, ainda, um aumento nas estatísticas de roubos. No total o número de casos subiu de 535 em julho para 582 no mês passado. O aumento também foi observado no número de roubos de veículo que foi de 146 para 152 no período. Já o roubo de carga registrou alta de 27 em julho para 39 em agosto.

Novamente em atendimento à legislação eleitoral, os números foram divulgados apenas no site da SSP, sem a coletiva de imprensa que era realizada todos os meses para apresentação do balanço.

Imagem: Divulgação