Não esqueça o bebê a bordo

Da Redação

Os carros da Hyundai virão de série com um alerta sobre o risco de esquecimento de crianças no banco de trás. O item equipará todos os modelos da marca vendidos nos Estados Unidos a partir de 2022. O anúncio foi feito poucos dias depois de um casal de gêmeos de um ano de idade morrer após ser esquecido pelo pai no carro, em Nova York. No Brasil, há recurso similar nos Chevrolet equipados com sistema OnStar. O aplicativo de trânsito Waze também conta com uma função parecida.

Apenas no primeiro semestre deste ano há notícias de pelo menos quatro casos parecidos com o de Nova York em várias regiões do Brasil. Em janeiro, uma menina de 3 anos morreu após ter sido esquecida no carro em Três Rios (RJ). Em março, a vítima foi um menino de 10 meses em Itajaí (SC). Em abril, uma menina de um ano faleceu em Boa Vista (RR). 

Dos casos noticiados pela imprensa no País, o único com final feliz foi na Chapada dos Guimarães (MT). Um bebê de 9 meses foi resgatado depois de ter sido encontrado em um veículo estacionado com as portas trancadas e os vidros fechados. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar. 

Simples, mas raro

O equipamento da Hyundai já vem de série nos SUVs Santa Fe e Palisade vendidos nos EUA. Os dois fazem parte da linha 2020 – nenhum modelo da marca sul-coreana vendido no Brasil traz essa função.

A Nissan já havia feito anúncio parecido nos EUA. Todos os carros da marca terão o recurso de série no mercado norte-americano a partir de 2022.

O sistema de alerta utilizado pelas duas marcas asiáticas é bem simples. Caso uma das portas de trás do veículo seja aberta, ao fim da viagem uma mensagem surge na tela do painel avisando sobre o risco de esquecimento de “algum item”. 

Um recurso parecido está disponível nos Chevrolet à venda no Brasil equipados com o OnStar. De tão alto, é impossível ignorar o aviso sonoro reproduzido pelo sistema de som de carros como Tracker, Cruze e Trailblazer, por exemplo. Ainda bem.

A Hyundai dispõe de um sistema ainda mais moderno. Por meio de sensores de movimento, o dispositivo detecta a presença de pessoas ou animais a bordo. Caso isso ocorra após o motorista deixar o veículo, um aviso sonoro será acionado.

Também é possível receber uma mensagem sobre o risco de esquecimento no smartphone. O alerta é enviado por meio do aplicativo batizado pela Hyundai de Blue Link.

O dispositivo é opcional nos SUVs Santa Fe e Palisade e no sedã médio Sonata. Isso para os modelos vendidos no mercado norte-americano.

Um estudo sobre a necessidade do sistema está sendo analisado pelo Congresso dos EUA. O objetivo é tornar o equipamento obrigatório em todos os veículos vendidos no País.

Waze tem lembrete

Não é preciso ter um carro moderno para ser alertado sobre o risco de esquecimento de crianças ou mesmo animais a bordo. No aplicativo Waze, por exemplo, há um recurso que pode ficar ativo o tempo todo. O passo a passo para ativação é o mesmo tanto para smartphones com sistema operacional iOS quanto Android. Confira no quadro acima.

Imagem: Divulgação/Bistock