Museu do Futebol relembra primeiro título mundial do Brasil

Da Redação

Para esquentar as emoções e entrar de vez no clima da Copa do Mundo da Rússia, o Museu do Futebol lança, a partir de hoje, a exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”. A instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo vai celebrar o maior evento do planeta relembrando os feitos da primeira conquista do mundial pelo Brasil.

A instalação audiovisual e interativa, montada no piso térreo, em um espaço com 220 metros quadrados, oferece um mergulho no clima da Copa de 1958 e das transformações que ela trouxe ao futebol e ao país.

Um dos destaques da mostra é a exibição da partida final de 1958, entre Brasil e Suécia, que será exibida em uma instalação audiovisual projetada no antigo túnel de acesso dos jogadores ao gramado do Estádio do Pacaembu. O filme é uma montagem de vários trechos recolhidos por diferentes TVs europeias que transmitiram o torneio, mixados com trechos de locuções de rádio no Brasil – um trabalho de garimpo feito por Carlos Augusto Marconi, apaixonado pela seleção brasileira.

“É essencial o resgate e a valorização da história da Copa, promovendo um encontro de gerações tanto na exposição quanto entre os visitantes. O Museu do Futebol é muito importante para oferecer ao público a experiência de vivenciar a trajetória da modalidade no Brasil, com atuação que vai além da expografia: conta também com o centro de referência do futebol brasileiro, essencial para a formação e atualização do acervo do museu”, afirma Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado.

Foto: Divulgação