Município registra pior índice de isolamento social durante a pandemia em agosto

SP - COMÉRCIO-GUARULHOS-MOVIMENTAÇÃO - GERAL - Movimentação no comércio da rua Dom Pedro em Guarulhos (SP), neste sábado (4) 04/07/2020 - Foto: JOãO NOGUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Guarulhos registrou na última sexta-feira (07) o pior índice de isolamento social durante a pandemia. Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP), apenas 38% dos guarulhenses respeitaram a quarentena na cidade. Anteriormente, apenas em 17 de março foi observado índice igual a este – período que antecedeu a quarentena. Em todo o estado, o número foi de 41%.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.