Multas por descarte irregular de lixo em Guarulhos ultrapassaram mais de R$ 340 mil no ano passado

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Lucy Tamborino

Ao longo de 2019, a prefeitura aplicou R$ 342,2 mil em multas por despejo irregular de lixo, em ruas, praças e terrenos, além de irregularidades relacionadas ao transporte e descarte do material. Este é o menor valor gerado pelas infrações desde 2017.

Em 2018 foram aplicados R$ 1,2 milhão em multas por descarte irregular, com um resultado três vezes superior ao total de infrações aplicadas em 2017, que foi de R$ 406,6 mil. As autuações são feitas por agentes do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), que flagraram as irregularidades por toda cidade.

Os PEVs são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam como locais para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 m³ de resíduos, o equivalente a doze carrinhos de mão cheios) de resíduos da construção civil, móveis inutilizáveis, galhos, podas e resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, e outros inservíveis.

Guarulhos conta atualmente com 22 PEVs. Sendo que as unidades Jurema, Torres Tibagy e Paraventi funcionam todos os dias, das 8h às 20h. Já os demais pontos de entrega funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Qualquer pessoa pode também colaborar com a limpeza da cidade, denunciando o descarte irregular de materiais pelo telefone 0800 772-2006.

Imagem: Lucy Tamborino

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