MPF realiza reunião para garantir acessibilidade no Aeroporto de Guarulhos

- PUBLICIDADE - Anuncie

Mayara Nascimento

O Ministério Público Federal realizou ontem, em Guarulhos, uma reunião para discutir as melhorias para garantir a acessibilidade no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, para pessoas deficientes. Além da concessionária, estiveram presentes os representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por videoconferência.

A questão surgiu após uma denúncia ao MPF sobre a ineficiência do piso tátil, que não percorre um caminho certeiro e sobre as grandes filas do elevador, que não priorizam os deficientes, que ainda têm que disputar espaço com as malas dos viajantes.

A GRU Airport possui oito elevadores no Terminal 3, mas os passageiros se aglomeram em dois elevadores principais. Para agilizar o deslocamento entre os pavimentos, está em construção um elevador maior, ainda sem data prevista para instalação.

Ficou agendada uma reunião no aeroporto, no próximo dia 12, para verificar a funcionalidade do totem de atendimento ao público junto a uma pessoa com deficiência visual, e então realizar as adequações necessárias.

A concessionária apresentará, em 30 dias, a adequação do piso tátil, além de divulgar a data de implantação do elevador. A Anac também se propôs a acompanhar e fiscalizar, ressaltando que é importante denunciar irregularidades do tipo em seus canais oficiais, para que sejam feitas adequações.

- PUBLICIDADE -