MPF promove reunião entre governo de SP e prefeituras do Alto Tietê para debater combate à covid-19

- PUBLICIDADE -

O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma reunião entre representantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e de prefeituras de municípios do Alto Tietê para debater os desafios que as cidades têm enfrentado no combate à covid-19. O encontro será realizado por videoconferência nesta terça-feira (19), a partir das 14h. A conversa foi convocada pelo MPF com o objetivo de estreitar a comunicação entre o governo paulista e os gestores municipais e viabilizar o atendimento de algumas demandas locais que dependem da administração estadual.
Entre as principais questões a serem debatidas está o número de leitos destinados aos pacientes com a doença. As prefeituras da região esperam que o governo estadual agilize a liberação de vagas em novas alas do Hospital das Clínicas de Suzano e do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e tome medidas para que os municípios possam concentrar esforços em casos de baixa e média complexidade. Sem equipamentos e estrutura suficientes, algumas das cidades não têm condições de atender os casos mais graves relacionados à covid-19 e temem um colapso no sistema de saúde local.
A pauta do encontro inclui também o auxílio para a aquisição de respiradores e testes rápidos da doença, maneiras de manutenção do isolamento social e demandas relativas a repasses estaduais em saúde, que sofreram cortes recentemente. Os tópicos foram elencados a partir de reuniões que o MPF tem mantido com as prefeituras desde o início da crise. O Alto Tietê reúne os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
“O trabalho harmônico e integrado entre os órgãos da administração pública revela-se fundamental para o enfrentamento da pandemia causada pela covid-19. Somente por meio dessa conjugação de esforços, em todos os níveis da federação, é que se logrará um resultado que atenda aos anseios da sociedade. E é justamente nesse ponto que o MPF tem muito a contribuir, reforçando essa atuação conjunta e participando ativamente na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos entes federativos no combate ao coronavírus”, destacou o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, que convocou a reunião.

- PUBLICIDADE -