MP dará curso de capacitação para GCM realizar Patrulha Maria da Penha

Pedro Lacerda

O Ministério Público realizará um curso de capacitação profissional para a Guarda Civil Municipal (GCM), a fim de orientar os profissionais aos seus respectivos ofícios voltado à Patrulha Maria da Penha, cuja operação será a de monitorar e acompanhar as mulheres vítimas de violência e que possuem ordens judiciais.

Ainda sem cronograma definido de início e término do curso, o Ministério Público tramita os últimos passos para dar o aval do início do treinamento. Serão capacitados, ao todo, 16 guardas civis municipais, cujo patrulhamento já está com sua lei vigorada, porém ainda sem recebimento de pedidos de acompanhamento.

O acompanhamento das vítimas será feito por oito servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), das 6h às 18h, inclusive nos finais de semana. Ao todo, 624 mulheres em Guarulhos possuem medida cautelar.

Uma das inovações trazidas pela Patrulha Maria da Penha é o acionamento imediato da GCM se o agressor estiver na casa da vítima. Além disso, as mulheres receberão auxílio dos guardas municipais para restituir seus bens e retirar seus pertences do domicílio do agressor. Mais informações ligue: (11) 2087-3013.

Imagem: Pedro Lacerda