Moto brasileira vence campeonato mundial de customização nos EUA

Por Guilherme Derrico

Se você pudesse fabricar uma motocicleta do zero, ao seu próprio gosto, como seria o projeto dos seus sonhos? Que tal um conjunto de rodas de 36 polegadas totalmente vazadas e com pneus de perfis baixos fabricados exclusivamente para o modelo? Ou então um motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960, com 300cv de potência, junto a um design futurista e muita fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres em todo o conjunto?

Parece ficção científica? Pois esta foi exatamente a fórmula utilizada por um brasileiro para dar vida ao seu grande sonho: a motocicleta TMC Dumont, projeto 100% brasileiro feito pela Tarso Marques Concept, empresa do ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, Tarso Marques, que venceu esse que é um dos maiores campeonatos de customização nos Estados Unidos.

Para se ter ideia de sua dimensão, mais de 500 mil pessoas participam dessa festa. Não por menos, de lá já saíram nomes famosos da fabricação e customização de motocicletas, como os integrantes da família Teutul, da Orange County Choppers, além de Dave Perewitz, Indian Larry, Cyril Huze, entre outros.

Pela primeira vez, Tarso concorreu com uma motocicleta criada e desenvolvida totalmente no Brasil. O nome TMC Dumont é alusivo ao seu estúdio e também uma homenagem ao pai da aviação nacional, o brasileiro Alberto Santos Dumont. “O modelo é inovador e representa fielmente a capacidade que nosso país tem em concretizar projetos únicos. O motor de avião, o visual futurista e até o guidão e painel inspirados na aerodinâmica dos aviões, fizeram com que este projeto homenageasse um brasileiro visionário: Alberto Santos Dumont. Minha maior motivação foi mostrar para os americanos a nossa capacidade de criação e inovação com um projeto 100% nacional. E acho que essa conquista responde bem essa dúvida e comprova que, não apenas tivemos sucesso, mas que o sonho valeu a pena”, diz Tarso Marques.

Foto: Divulgação