Mostra de Teatro de Rua e IV Centenário de Guarulhos são temas de eventos online

A Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos e o IV Centenário da cidade são temas de debate dos eventos online oferecidos pelo Arquivo Histórico em sua fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/). Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, os encontros virtuais têm por objetivo promover debates com convidados que podem proporcionar novos olhares sobre a diversidade da produção cultural e refletir sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

Seminário História(s) da Arte e da Cultura

Sob mediação de André Okuma, o Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos que acontece nesta quinta-feira (13), às 20h, celebra a realização da XII edição da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos com a presença do artista Oziel Souza.

Souza é ambientalista e articulador social do Movimento Cabuçu, além de idealizador da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, que em 2020 encontrou nas telas digitais uma alternativa para levar o teatro para as pessoas e comunidades da cidade.

Patrimônio Cultural para Curiosos

Para falar do IV Centenário de Guarulhos e da historiografia local, o Patrimônio Cultural para Curiosos desta sexta-feira (14), às 19h, convida o historiador Tiago Cavalcante Guerra, membro da Associação dos Amigos do Arquivo e do Patrimônio Histórico desde sua fundação, em 2010.

Durante o debate mediado por Araci Borges, Guerra analisa os sentidos da comemoração do IV Centenário de Guarulhos elencando questões em torno da efeméride: seu cerimonialismo, monumentalização do passado, a solidificação dos símbolos que dizem muito de um espaço de memória em disputa e a forma como esse conglomerado simbólico serviu para a construção de um discurso legitimador.

Para mais informações sobre eventos culturais online acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, com Oziel Souza

Data: quinta-feira, 13 de agosto

Horário: 20h

Patrimônio Cultural para Curiosos

Tema: IV Centenário de Guarulhos e historiografia local, com Tiago Cavalcante Guerra

Data: sexta-feira, 14 de agosto

Horário: 19h

Acesso pela fanpage www.facebook.com/arquivohistoricogru/

Fonte: Prefeitura de Guarulhos