Moradora da Vila União vive em situação precária por falta de asfalto, luz e coleta de lixo

Mayara Nascimento

A rua Duque de Caxias, no bairro Vila União, é mais uma via da cidade que coleciona problemas. Ainda sem asfalto, ela possui uma situação ainda mais crítica na altura do número 53. A lâmpada queimada atrai insegurança e usuários de droga.

Há dias o caminhão de coleta de lixo não passa na rua e os insetos estão prejudicando a saúde dos cidadãos. “Estou ficando doente. Meu estômago embrulha por causa das moscas e não consigo comer. Além disso, às vezes colocam fogo no lixo, e a fumaça entra em casa, é difícil respirar. De noite não consigo entrar em casa se os usuários de drogas estão sentados no meu portão”, comentou uma moradora que preferiu não se identificar.

A Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A (Proguaru) informou que a via é irregular, o que impede a implementação da pavimentação. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, os problemas com a coleta acontecem por conta de um veículo que fica estacionado em um local que impede a passagem do caminhão, prejudicando assim os trabalhos. De acordo com a empresa responsável, o motorista do caminhão que realiza a coleta já conversou com o proprietário do veículo, mas não teve sucesso.

Quanto à iluminação, a Secretaria de Obras alegou que a população deve solicitar a troca das lâmpadas pelo telefone 0800 721 22 23 e o prazo é de 15 dias. Para garantir a segurança, o patrulhamento na região é realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) Inspetoria Sul e reforçado pelas Inspetorias Especializadas de Trânsito, de Patrulhamento com Cães e de Patrulhamento Tático.