Morador do Jardim Adriana cria abaixo-assinado sobre demora de ônibus municipal

Mayara Nascimento

A linha municipal 232, que vai do Jardim Adriana até o Centro, demora cerca de uma hora em dia de semana para passar nos pontos. Aos finais de semana a demora passa de duas horas. Revoltado com a situação, Thiago Nogueira resolveu criar um abaixo-assinado online (https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/45813#inicio) para reivindicar melhorias no transporte público.

“É um absurdo a demora entre um ônibus e outro. Em horário de pico a situação fica pior. Além da espera temos que lidar com portas quebradas e falta de manutenção”, contou Nogueira, que utiliza a linha há cinco anos. Segundo ele, os carros também mudam de itinerário aos finais de semana e deixam de passar em alguns pontos de ônibus.

Há três anos a região não tinha tanta demanda, porém a construção de um condomínio trouxe mais usuários para a única linha municipal que atende o bairro. Nogueira está juntando assinaturas e irá apresentar a proposta na Câmara em maio.

Em nota a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informou que a linha 232 – Cocaia/Centro é de baixa demanda de passageiros. Durante a semana o intervalo é de 30 minutos, tempo que sobe para 40 minutos aos finais de semana.

Os carros são inspecionados regularmente para que a manutenção seja mantida em dia. Segundo a pasta, não existe nenhum registro sobre alteração de itinerário por parte de motoristas, o que configuraria uma infração grave. Além disso, ela garantiu que os fiscais da área de transportes irão mapear a linha para ver se alguma irregularidade é constatada.

Imagem: Divulgação