Monumentos Atingidos nos Protestos: vandalismo ou ressignificação?

Nesta sexta-feira (12), às 20h, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico promove live com historiadores de Guarulhos, que se reúnem acerca do tema Monumentos Atingidos nos Protestos: vandalismo ou ressignificação? O encontro virtual considera a questão dos monumentos históricos atingidos em diversas manifestações ao redor do mundo. Para acompanhar a live, acesse: https://msngr.com/zDfGKQ1vMNzAap9R.

Sob mediação do jornalista Bruno Leite de Carvalho, o encontro aponta temas como conservação, ressignificação e pertencimento, e conta com a participação de Elmi El Hage Omar, Ivan Canoletto Rodrigues e Tiago Cavalcante Guerra. 
Motivados pelo assassinato do americano George Floyd em Minneapolis no último dia 25, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de mais de 75 cidades dos Estados Unidos em uníssono: Black Lives Matter, em português, Vidas Negras Importam. 

O movimento contra o racismo encontrou eco em países como Inglaterra, África do Sul e Islândia. Em cidades como Bristol, por exemplo, os manifestantes derrubaram uma estátua em homenagem a um traficante de escravos e membro do parlamento inglês. Na última segunda-feira, um manifestante jogou tinta vermelha em frente à rampa do Palácio do Planalto. 

No contexto desses acontecimentos, os historiadores abordam questões relacionadas ao significado histórico de monumentos alvos de ataques, apontando possibilidades de ressignificação do patrimônio.

Serviço:
Live: AAPAH apresenta Monumentos Atingidos nos Protestos: vandalismo ou ressignificação? 
Data: sexta-feira, 12 de junho
Horário: 20h
Para acompanhar a live, acesse: https://msngr.com/zDfGKQ1vMNzAap9R