Monumento em homenagem a PM é apresentado no Parque Cecap

Rômulo Magalhães

Uma escultura idealizada pelo artista Gilmar Pina foi apresentada ontem à tarde no 44º Batalhão da Polícia Militar, no Parque Cecap. Nomeada de ‘Guardiões da Vida’, a obra é uma homenagem a PM e reflete o papel da polícia na sociedade.

“No momento em que a segurança chora, era a vez do artista se posicionar. Essa obra é uma leitura que eu tenho da Polícia Militar. Eles são guardiões. São profissionais que sofrem para proteger a sociedade”, declarou.

Diferente das outras 101 artes de Pina expostas por Guarulhos, que são de aço e inox, a “Guardiões da Vida” foi feita de fibra de vidro.

A arte, exposta na parte externa do Batalhão, retrata policiais em defesa de uma gestante e uma criança. “É uma cena que eu tenho na cabeça desde a minha infância, quando presenciei a polícia defendendo a minha irmã”, contou.

Comandante do 44º Batalhão, Eduardo Zottino de Andrade explicou que o projeto começou há um ano e, além de levar cultura ao bairro, pode unir a comunidade ao Batalhão. “A ideia dele é a mostrar força policial protegendo alguém fragilizado, que é a mulher e a criança. E hoje temos a felicidade de ter essa obra concluída”, disse.

Participaram do evento de apresentação, a comandante do Comando do Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M-7), Flávia de Paula, o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Gilvan Passos, o coronel aviador Kennedy Fernandes, comandante da Base Aérea, delegados da policia civil e alguns vereadores da cidade.

Foto: Rômulo Magalhães