Mochileiro astronômico visita monumento do Trópico de Capricórnio em Guarulhos

Na semana passada, Guarulhos recebeu uma visita mais que especial. O venezuelano Bryant González chegou à cidade com a mochila cheia de sonhos e histórias para acrescentar ao município.

Há quase três anos, González viaja pela América do Sul promovendo astronomia. O projeto recebeu o nome de “Mochileiros Astronómicos” e segue ensinando Ciências e Astronomia nas escolas e comunidades pela rota realizada. “Eu procuro visitar observatórios astronômicos e planetários geralmente, mas também lugares que tenham alguma referência astronômica importante”, disse.

Entre os dias 04 de outubro de 2017 até o último dia 29 de junho já foram 26 mil quilômetros percorridos, por sete países, além de 187 cidades visitadas, 35 planetários e 20 observatórios.

O interesse por Guarulhos surgiu após sua passagem pela Argentina. “Visitei a linha do Trópico de Capricórnio lá, já que é uma importante referência astronômica. A linha também passa por Guarulhos e eu queria conhecer o monumento nesta parte do continente”, destacou.

Na cidade, ele foi recebido pelo historiador Elton Soares, na Casa do Historiador, que o levou até o local, na rodovia Presidente Dutra. “Hoje só há uma ruína. A placa não existe mais e o lugar está muito abandonado. É muito triste para mim como divulgador das Ciências não ter uma referência clara dessa linha”, disse.

“A Casa do Historiador é um local novo para receber pesquisadores. O Bryant me encontrou através de um programa que gravei e está na internet referente a passagem do Trópico de Capricórnio em Guarulhos. A visita dele é praticamente a estreia da Casa”, disse Soares explicando que através do mochileiro foi apresentado para a Associação dos Planetários onde será dada a continuidade na implantação da demarcação do Trópico de Capricórnio nos bairros da cidade.

O Trópico de Capricórnio é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária localizada ao sul do equador. Ele atravessa três continentes, 11 países e os três grandes oceanos.

A Casa do Historiador está localizada na rua Manoel de Oliveira, 62 – Jardim Leda.