Mitsubishi L200 Triton Sport ganha dianteira de Pajero

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A nova Mitsubishi L200 Triton Sport chega às lojas na segunda quinzena deste mês, mas já pode ser encomendada. Produzida em Catalão (GO), a picape está disponível em três versões: GLS, por R$ 188.990, HPE a partir de R$ 212 990, e HPE-S, com preço sugerido de R$ 232.990.

Com a novo câmbio automático de seis marchas, a L200 se iguala às rivais Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10. A “líder” nesse quesito no Brasil é a Volkswagen Amarok, única com transmissão automática de oito velocidades.

A quinta geração da L200 mantém o motor de 2.4 de quatro cilindros turbodiesel, que gera potência de 190 cv e torque de 43,9 mkgf. O novo câmbio automático tem a sexta marcha longa de modo a reduzir o giro do motor, especialmente em estradas. A tração 4×4 pode ser acionada a até 100 km/h.

A nova L200 Triton Sport traz o mesmo visual da dianteira do SUV Pajero Sport, que chegou ao mercado no ano passado. Batizado pela marca de Dynamic Shield, esse estilo tem linhas mais esportivas que as da geração anterior da picape.

Os faróis foram redesenhados e são bipartidos. Na parte superior ficam as luzes de uso diurno (DRL) e abaixo, os faróis principais. Na versão de topo da linha, HPE-S, todas as luzes são full-LEDs.

Atrás, as lanternas têm novo formato e um filete de LEDs na vertical com função de luz de posição. Completam o conjunto de alterações externas os estribos laterais e o rack de teto, que são exclusividade do modelo vendido na América Latina.

Na cabine a nova picape ganhou vários itens vindos da Pajero Sport, como o volante multifuncional de quatro raios. O painel de instrumentos também é novo, mas não foi desta vez que a Mitsubishi trouxe para sua picape média o quadro virtual. A L200 Triton Sport manteve o conta-giros e velocímetro analógicos – a pequena tela do computador de bordo fica no centro.

EQUIPAMENTOS

Desde a versão de entrada, GLS, há travamento elétrico da tampa da caçamba e ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro. A central multimídia fornecida pela JBL traz integração com Android Auto e Apple CarPlay.

As rodas são de liga leve de 18 polegadas, as maçanetas têm a mesma cor da carroceria e o volante e a manopla de câmbio são cobertos de couro. Há ainda sistema Isofix de fixação de assento infantil, entre outros itens.

Todas as versões da L200 Triton Sport trazem bons recursos eletrônicos, como controles de tração e estabilidade com função trailer (que contribui para estabilizar o reboque), assistente de partida em rampa e bloqueio do diferencial traseiro. A intermediária, HPE, adiciona sobretudo itens estéticos.

Há rodas com acabamento diamantado, protetor de caçamba, estribos laterais, faróis de neblina e acabamento cromado das maçanetas e capas dos retrovisores. O volante multifuncional traz aletas para trocas de marcha, o ar-condicionado tem duas zonas e o banco do motorista inclui ajustes elétricos.

A mais, a HPE traz controle de velocidade de cruzeiro, acionamento automático de limpadores de para-brisa e faróis, sensores de obstáculos e câmera na traseira, além de sete air bags. Outros destaques são o controle de descida e o seletor de modo off-road no console com quatro opções de condução: cascalho, areia, pedra e lama ou neve.

Esses recursos permitem melhorar a entrega da tração conforme o tipo de piso. E alteram as respostas do freio, a potência do motor e as trocas de marcha, além de intervir nos controles de tração e estabilidade.

Na versão de topo, HPE-S, há rodas diamantadas com desenho exclusivo, rack de teto, faróis integrais de LEDs com lavadores e ajuste de altura, luzes de LEDs de uso diurno, retrovisor fotocrômico, central multimídia com navegador GPS e sensores de obstáculos na dianteira.

Em relação à eletrônica, há ajuste automático do facho do farol alto, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa de rodagem. Além disso, a picape traz aviso de tráfego cruzado na traseira e sistema que evita acelerações involuntárias.

O sistema utiliza os sensores de obstáculos para limitar a potência do motor de forma automática e evitar danos graves em impactos. Além disso, dispara alertas sonoro e visual.

No Brasil, a nova L200 Triton Sport conviverá com a linha anterior, que ganhou o sobrenome Outdoor e continuará à venda em cinco versões: GL, GLX, GLS, GPE e HPE-S. As duas primeiras têm câmbio manual, enquanto as outras vêm com transmissão automática, sempre de cinco velocidades.

A GL é destinada a frotistas. As demais têm preços sugeridos entre R$ 152.990 (GLX) e R$ 205.990 (HPE-S).

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