Ministério da Saúde envia técnicos a Guarulhos para tratar de convênios

Da Redação

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Guarulhos para ministrar palestras sobre a Introdução ao Sistema de Convênios do governo federal. Habilitação de entidades cujas propostas de convênio foram aprovadas pelo Ministério da Saúde; acompanhamento e saneamento de processos de convênio e habilitações; tomada de conta especial; execução de convênios: instrumentos de investimento; prazos da execução e prestação de contas dos convênios foram os temas tratados no encontro que ocorreu na última sexta-feira (18).

Representando o prefeito Guti, o secretário municipal de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, destacou a importância da iniciativa. “Hoje, a exigência de organização, de documentação dentro de critérios e indicadores rígidos, nos obriga a ter um trabalho extremamente técnico, disciplinado e organizado, senão a gente não consegue absolutamente nada”, disse o secretário, em relação à liberação de recursos via emendas parlamentares.

Segundo Sérgio Iglesias, no início da década de 90, o governo federal arcava com aproximadamente 75% das despesas dos municípios com Saúde. “Atualmente, o repasse federal gira em torno de 23%. No ano passado, o Estado destinou à cidade menos de 1%. Em suma, o SUS está de fato está entregando toda a conta para os municípios e aí não tem como sobreviver ou implantar um sistema de saúde que a população precisa”, destacou lembrando que o investimento municipal em Saúde em 2017 foi de 31,5% do orçamento. “O maior que a cidade já teve”, disse.

Foto: Sidnei Barros