Milésimo gol de Pelé será relembrado no Museu do Futebol

13/06/2017- Bastidores da transmissão de Brasil x Austrália, com comentários de Pelé, o ex-jogador Denílson, pentacampeão da Copa em 2002, e do narrador Nivaldo Prieto. Foto: Rener Pinheiro/CBF

Da Redação

Considerado o maior jogador de futebol do século XX, Pelé fez os brasileiros pararem na expectativa do seu gol de número mil. Para adicionar drama à história, ele não veio na velocidade que se esperava de um goleador: foram vários dias de expectativa a partir do gol 995, muitos jogos sem marcar e algumas festas canceladas em cidades que esperavam ter a honra de sediar o feito.

O milésimo gol acabou acontecendo de pênalti, no Maracanã, em uma partida contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969. Para relembrar toda essa história, o Museu do Futebol, o Maracanã (Rio de Janeiro) e o Memorial das Conquistas do Santos (na Baixada Santista) realizam programações simultâneas a partir da próxima terça-feira (19).

No Museu do Futebol, a mostra “Pelé Mil Gols” ocupa a sala Osmar Santos, dedicada às exposições temporárias. A exposição fica em cartaz até 1º de dezembro. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o Museu do Futebol fica sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu.

O público poderá conferir como a história foi contada pelos jornais das cidades onde o jogador atuou depois do gol número 999, em vídeo inédito que reúne as manchetes e matérias da cobertura esportiva contando toda a trajetória do milésimo gol.

Uma seleção com 100 charges do artista JC Lobo será exibida em dois totens eletrônicos. JC Lobo registrou toda a carreira de Edson Arantes do Nascimento com seus desenhos de humor. Parte do material também estará em uma grande projeção no espaço expositivo.

No local, o público também poderá ver uma reprodução da camisa do Santos que Pelé usava em 1969 quando fez o milésimo gol, produzida pela marca Athleta, com o mesmo material e peso da camisa da época. Na Sala Jogo de Corpo, a série de documentários “Memórias do Milésimo”, produzida neste ano pela ESPN Brasil, será exibida durante o período da exposição.

Imagem: Rener Pinheiro/CBF