Metrô: Em painéis, pacientes contam histórias de superação em relação ao câncer

- PUBLICIDADE -

Tendo como inspiração os temas transformação e recomeço, mulheres que superaram o câncer de mama mostram os rostos e as histórias na exposição Mulheres no Espelho 2020 – Metamorfose.

A iniciativa, uma parceria do Instituto Viver Hoje com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, é uma das ações do Outubro Rosa, período do ano que ocorrem várias atividades para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os painéis trazem relatos de dez pacientes que enfrentaram e superaram a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil terá, até o fim de 2020, 66 mil novos casos de câncer de mama. Muitos diagnósticos podem ser evitados com a adoção de hábitos simples, como a prática de atividade física, alimentação saudável e exames preventivos.

“Com essa exposição, queremos sensibilizar para o câncer de mama não só mulheres, mas também homens. Que eles fiquem atentos em relação aos cuidados e disseminem as informações para suas esposas, filhas, irmãs”, disse Cristina Gomes, presidente do Instituto Viver Hoje.

Várias estações

A mostra tem início neste mês e se estenderá até janeiro de 2021. Ao longo desse período, de acordo com um cronograma, poderá ser vista nas estações Paulista, São Paulo-Morumbi e Luz (Linha 4-Amarela) e Moema, Brooklin e Santo Amaro (Linha 5-Lilás).

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pelas operações dos ramais, a iniciativa é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento.

“Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pela Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais que existem em São Paulo”, diz.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida nas estações, na página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram.

- PUBLICIDADE -