Memorial da América Latina recebe festival gastronômico ‘Sabores da Terra’ 

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega ao seu 7º ano “bão com força”. Mais  orgulhoso de ser caipira, tinindo nos riffs e nos ponteios da viola. O evento que arrebatou 20 mil  paulistanos em 2022, ano de estreia em Sampa, volta ao Memorial da América Latina, de 21 a 22 de  outubro (sábado e domingo), para sua 29ª edição. Será um final de semana de intensa programação  cultural, preenchido das 11 às 21h, em ambos os dias, para lembrar o público de que  #SomosTodosCaipiras. Cerca de 50 operações gastronômicas com pratos irresistíveis da culinária típica  feitos no disco de arado, no tacho, no fogão à lenha e no fogo de chão; muita cerveja gelada para aplacar  o calorão e cachaça das boas, roda de conversa literário-musical de arrebatar, feira de pequenos  produtores do Interior do Estado de São Paulo, área kids, muita música e dança: ao menos 9 atrações devem se revezar no palco ao longo do evento. A entrada é gratuita. O local tem fácil acesso pelo metrô  Barra Funda e conta com estacionamentos.  

Idealizado em 2015 pela relações públicas Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, o  projeto já percorreu 14 cidades paulistas e atraiu um público de cerca de 500 mil pessoas – contagem  feita até a 28ª edição, realizada em Americana/SP, em agosto. Em 2021, a marca que sofreu muito com a  pandemia, bem como demais pares do setor, voltou a itinerar e a honrar as raízes caipiras decretando  #OrgulhoDeSerCaipira. Conquistou o coração de muito mais gente!  

Os detalhes da programação estão sendo desenhados e finalizados, mas pode-se adiantar que o rock and  roll, esse senhor quase oitentão, nascido com os pezinhos no country estadunidense, será o grande  companheiro do público durante a 29ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra.  “Teremos dois shows de encerramento que, com certeza, vão fazer um monte de gente feliz”, entrega  Renata. Sem lero-lero: quem gosta de Tim Maia e de Rita Lee pode “sarva as data” e decretar fim ao  sossego – até do domingo.  

Vale lembrar que o rock nacional e a música caipira, embora sejam gêneros distintos, se complementam  e integram a cultura popular brasileira desde os anos 1960, quando Elvis Presley, os Beatles e os Rolling  Stones, por exemplo, deram mais “remelexo” aos quadris tão acostumados ao samba e comovidos com a  bossa nova. “Se a gente pensar no que é ser caipira e no que é ser moderno, convite que fizemos aos  paulistanos em 2022, veremos que todos somos mesmo caipiras”, celebra Renata.  

O Momento de Fé que arrebata muita gente em todas as edições, será realizado no domingo (22/10),  como de costume, marcado pela roda de entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a cantoria  embalada por uma orquestra de viola, tal acontece em romarias brasis adentro. O “Cordão Peregrino”, inaugurado em São Paulo, em 2022, já coleciona mais de 5 mil pedidos: fitinhas atadas aos seus 30 metros  de comprimento, distribuídas minutos antes da celebração.  

Além de pratos típicos deliciosos, preparados em família e que honram as tradições da roça, com seus  milhos, feijões, abóboras, os cozidos, as carnes de porco, as galinhadas, os arrozes e os doces de tacho,  haverá opções para vegetarianos. Vale provar de tudo um pouco sem culpa nenhuma, embora os pratos  sejam generosos. Em média, as porções individuais custam cerca de R$ 40,00. Para abrir o apetite, a dica  é apostar numa cachacinha artesanal. Nos “finarmente”, pode-se harmonizar as delícias do festival com  diferentes estilos de cerveja da melhor qualidade, estupidamente gelada, da Cervejaria Hebling, de  Louveira/SP.  

O festival tem se firmado como um importante elo entre empreendedores e público final mobilizados  pelo mesmo propósito: valorizar e preservar a cultura caipira. A comida, essa espécie de chama  iniciadora do projeto, reúne, hoje, mais de uma centena de pessoas que se desdobra durante as edições,  realizadas quase mensalmente. O evento que movimenta a gastronomia, o turismo e a hospitalidade,  congrega uma “grande família”: cerca de 50 núcleos dependem diretamente do evento, pessoas oriundas,  sobretudo, de cidades diversas do Interior de São Paulo e Minas Gerais que seguem em enlace com os  preparativos de tendas, palco, panelas e quitutes.  

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra conta com patrocínio da Castelo Alimentos, da  Cervejaria Hebling; apoio da General Clean; apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas  do Estado de São Paulo, bem como do Memorial da América Latina. 

MAIS SOBRE A MARCA  

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra é um evento gastronômico em que a cultura caipira  prevalece, das raízes do pequeno produtor às mãos dos cozinheiros. Dos bastidores à cena. Desde 2015,  impactou meio milhão de pessoas em 14 cidades brasileiras. Além propiciar encontros saborosos ar livre,  a marca promove festivais temáticos em restaurantes e convoca chefs e especialistas em gastronomia  para compartilharem conhecimento em aulas-show e rodas de prosa. Além destas ações, o festival  promove a economia criativa em restaurantes, bem como o Tacho Solidário e outras iniciativas voltadas  à gastronomia social.  

SERVIÇO  

O QUÊ: Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – Edição São Paulo 2023 

QUANDO: 21 e 22 de outubro, das 9 às 21h – Pontualmente às 20h daremos início à finalização do evento  para entrega do local.  

ONDE: Memorial da América Latina – São Paulo: Acesso pela estação Barra Funda de Metrô.  QUANTO: Entrada grátis – paga o que consumir no local.  

- PUBLICIDADE -