Membros do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação tomam posse

Na tarde desta quinta-feira (12) os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) tomaram posse no Salão de Artes do Adamastor Centro. O objetivo do grupo é criar e monitorar políticas públicas que incentivem e promovam a ciência, a tecnologia e a inovação.

“Nós (governo municipal) sempre entendemos que as empresas, instituições de ensino, institutos de ciência e tecnologia e servidores públicos formam um conjunto fundamental para pensarmos a ciência na cidade”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus. 

Composto inicialmente por 28 pessoas que representam diferentes setores e segmentos da cidade, o CMCTI se reunirá regularmente para propor, deliberar e monitorar ações que estejam relacionadas ao Sistema de Inovação de Guarulhos (SIG), ao Fundo Municipal de Inovação (FMI) e ao Programa Municipal de Promoção de Investimentos em Inovação (PMPII).

“Desde o início da administração Guti, em 2017, existe uma preocupação com o incentivo à inovação e à tecnologia no município. Isso ficou representado em diversas ações e eventos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) desde então, mas também com a posse deste conselho hoje”, disse o titular da SDCETI, Jorge Taiar.

O CMCTI será presidido Taiar e a secretaria executiva será ocupada pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Aurélio Cardozo. Sandra Regina Leite de Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi eleita a vice-presidente do conselho. Matteo Ritacco (Grupo Ritacco), Pedro Guérios (Eniac) e Renato Sanchez (R de B Sanchez) foram escolhidos para compor o comitê gestor do FMI.

A criação do conselho, bem como a sua composição e as suas atribuições, foram definidas pela lei municipal 7.728/2019 e regulamentadas pelo decreto 36.252/2019. A legislação citada, bem como outras informações pertinentes sobre o conselho, podem ser acessadas por meio do link https://bit.ly/CMTCIGRU.

Veja abaixo a composição completa do conselho

Presidente

Jorge Taiar (SDCETI)

Secretário executivo

Marco Aurélio Cardozo Carvalho (DCTI)

Representantes de instituições de ensino superior

Sandra Regina Leite de Campos (Unifesp)

Bruno da Costa (UNG)

Fernando Pizzo Ribeiro (São Judas)

Simone Ferreira (Cruzeiro do Sul)

Pedro Guérios (Eniac)

Fábio Porto (Faculdade Progresso)

Representantes de empresas de base tecnológica

Renato Sanchez (R de B Sanchez)

Ricardo França (RFTecnologia)

Matteo Ritacco (Grupo Ritacco)

Daniel Mello (ForRisk)

Marcelle Delfino (Unival)

Rafael Augusto (Pandora Web)

Representantes de instituições de ciência e tecnologia

Robson Ferreira (IFSP)

Wilker Iassia (Senai)

Sebastião Garcia (Innovation)

Representantes dos pesquisadores do município

Daniel Oliveira

Flávia Frate

Felipe Cané

Representantes do Poder Executivo

Heber Rocha (Governo)

Chrystopher Montenegro (SDCETI)

Giuliano Rainatto (Gestão)

Allan Silva (Trabalho)

Fernando Vieira (Direitos Humanos)

Renata Ferreira (Educação)

Representantes do Poder Legislativo

Glauco Souza

Alessandra Ventura