Lucy Tamborino
O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Guarulhos cresceu 22% no último ano. Em 2018 foram 58.154 pessoas registradas, número este que saltou para 70.763 no ano passado. Isso significa dizer que, em média, pelo menos, 1.050 cidadãos se cadastraram por mês nesta modalidade no município em 2019.
Diversas áreas predominam neste universo, entre elas estão o comércio; transporte, armazenagem e correio; pessoas que atuam na reparação de veículos automotores e motocicletas, outras atividades de serviços, além de indústria de transformação e os setores de alojamento e alimentação. Há ainda outros ramos como atividades administrativas e serviços complementares; atividades profissionais científicas e técnicas; educação, entre outros.
Para se tornar um Microempreendedor Individual é necessário faturar até R$ 81 mil por ano, ou seja, equivalente a R$ 6.750,00 por mês. Outra condição é não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, além disso, só é permitido no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou piso da categoria. A única despesa, além dos gastos com o empreendimento, é o pagamento mensal do Simples Nacional. O valor é dividido por categorias: comércio ou indústria, prestação de serviços ou comércio e serviços juntos.
O número de empresas abertas também cresceu se somados os anos de 2018 e 2019 foram 6.283 no período. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).
Imagem: Márcio Lino/PMG