Megaoperação contra fumaça preta multa 85 veículos em Guarulhos

Da Redação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Cetesb multaram ontem 85 veículos a diesel durante um megacomando de fiscalização de fumaça preta emitida em excesso pelos caminhões. No total 2.540 veículos foram vistoriados na rodovia Presidente Dutra, km 211.

A ação foi realizada em 22 pontos espalhados pelo estado e deu início à Operação Inverno 2018, com intensificação das ações de fiscalização e com o objetivo de evitar episódios críticos de poluição do ar. Foram fiscalizados mais de 35.988 caminhões e multados 731 em todo o estado.

Para o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que acompanhou a operação, “a ideia central é tolerância zero com fumaça preta, é impedir que a fumaça preta e o material particulado que ela contém atinjam o pulmão das pessoas, prejudiquem a sua saúde. Até o final da Operação Inverno, estaremos repetindo esse megacomando em mais ocasiões, em diversos pontos estratégicos espalhados no Estado”.

A fuligem (partículas sólidas e líquidas), sob a denominação geral de material particulado (MP), devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar nas defesas do organismo, atingir os alvéolos pulmonares e ocasionar mal-estar, irritação dos olhos, garganta, pele, dor de cabeça, enjoo, bronquite, asma e até câncer de pulmão.

Foto: Divulgação/CETESB