Megaexposição ‘Castelo Rá-Tim- Bum’ faz temporada em Campinas

O programa foi veiculado na TV Cultura entre 1994 e 1997 e, apesar de 20 anos terem se passado desde a sua estreia, não há quem se esqueça do “Castelo Rá-Tim-Bum”. Para homenagear esse que foi um dos marcos da televisão brasileira, Campinas, no interior de São Paulo, recebe a megaexposição que passou pela capital.

A mostra fica em cartaz no Shopping Iguatemi Campinas de 24 de março a 10 de junho, com visitação de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 21h, aos sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h. O ingresso custa até R$ 20 e pode ser comprado online.

Quem não se lembra das aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zequinha? E das travessuras que o Doutor Abobrinha tramava em quase todo episódio para conseguir o Castelo só para ele? E da Bruxa Morgana, Tio Victor, Penélope, Caipora, Etevaldo…? Pois é. Na exposição, que recria 20 ambientes do Castelo, o público vai se recordar de muitas peculiaridades do programa.

Em uma delas, estão as peças do acervo, como objetos de cena, fotografias, figurinos das personagens e trechos do programa que até hoje são hit, como “Lavar as mãos”, música de Arnaldo Antunes. O visitante também confere depoimentos gravados pelos atores do elenco original especialmente para a exposição.

Noutra, o público vai passar por uma experiência lúdica: ser recebido pelo porteiro e circular pelos ambientes do Castelo Rá-tim-bum totalmente recriados para a exposição, como o saguão, a biblioteca, o incrível quarto do Nino, a sala de música, além do encanamento onde habitam os personagens Mau e Godofredo.

Os quadros do programa também foram contemplados, como o laboratório de Tíbio e Perônio, o ninho dos passarinhos João de Barro e as Patativas com seus vários instrumentos, além de redomas com réplicas do Fura-Bolo e de toda a turma do Dedolândia e os figurinos originais.

Foto: