Mega Feirão Beneficente acontece na cidade de Guarulhos


O MEGA Feirão Beneficente Casas André Luiz, que acontece no próximo fim de semana (16 e 17), promove o trabalho artesanal confeccionado tanto pelos pacientes com deficiências acolhidos na Unidade de Longa Permanência quanto pelo grupo de voluntariado mantido pela Instituição.

Além de produtos em crochê e lã, cadernos, bolsas e um mundo de artigos de decoração, o visitante também confere exposição exclusiva dos quadros do artista Irineu da Costa, diagnosticado com paraplegia espástica e deficiência intelectual moderada. Irineu, de 48 anos, utiliza os pés e uma tela em branco para expressar sua visão artística do mundo.

“A pintura é sinônimo de liberdade, e o pincel lhe confere asas para visitar lugares e pessoas, amigos, familiares, e ir muito além de qualquer barreira imposta por sua deficiência”, comenta Janaína Peripolli, psicóloga e coordenadora de Reabilitação da ULP. “A atividade é muito terapêutica, pois auxilia na redução do estresse, da ansiedade, aumenta a concentração e a criatividade”.

Para completar, quem comparecer ao evento poderá ingressar em uma das oficinas de artesanato para adquirir novas habilidades ou aprimorar os saberes já existentes.  

“As oficinas compartilham o conhecimento, incentivam a produção, e são recursos pedagógicos, artísticos e culturais valiosos. Quem sabe, uma destas atividades, exercidas como passatempo ou para presentear alguém especial, pode evoluir até gerar renda extra à família. Em outras palavras, o que era um hobby se transforma em uma oportunidade profissional verdadeira, e esta perspectiva é muito gratificante para todos os envolvidos com o Feirão Beneficente Casas André Luiz”, diz Peripolli.

Vale lembrar que a entrada é gratuita e haverá barracas com doces e salgados. Toda a renda obtida auxiliará na manutenção do atendimento clínico-hospitalar especializado e gratuito oferecido a mais de 1.700 pacientes atendidos pela Instituição, que atua há 73 anos na causa da pessoa com deficiência intelectual e física no Brasil.

Reabertura gradual

Rafaela Lima, coordenadora de voluntariado, comenta que a Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz permaneceu com o acesso restrito aos familiares, voluntários, parceiros e visitantes durante os momentos mais severos da pandemia do novo coronavírus. 

O conselho administrativo impôs uma série de restrições para proteger a integridade dos pacientes e evitar a disseminação do COVID-19 dentro de ambas as Unidades de Atendimento, e esta interrupção tão abrupta deixou muitos acolhidos tristes. Alguns, inclusive, desenvolveram quadros de depressão e ansiedade.

“Este momento é especial e aguardado, muito celebrado por todos nós. Este é mais um passo rumo a reabertura completa de nossa unidade, que depende tanto da presença quanto da participação da comunidade”, conclui Rafaela.

Tanto os assistidos quanto os profissionais da Casas André Luiz receberam todas as doses do imunizante contra a COVID-19.

Serviço:

MEGA Feirão Beneficente Casas André Luiz

Data: 16 e 17 de julho (sábado e domingo)

Horários: das 10h às 16h

Endereço: Avenida André Luiz, 723. Picanço, Guarulhos / SP.

Oficinas:

Sábado (16/07)

Oficina Psica na Arte

Horário: das 10h às 12h

Oficina de Pintura

Horário: das 10h às 16h

Oficina de Crochê

Horário: das 12h às 16h

Domingo (17/07)

Oficina Psica na Arte

Horário: das 10h às 12h

Oficina de Pintura

Horário: das 10h às 16h

Oficina de Feltros

Horário: das 10h às 16h

Oficina de Crochê

Horário: 12h às 16h

Para mais informações:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/casasandreluiz

Instagram: https://www.instagram.com/casasandreluizoficial/

- PUBLICIDADE -