Marco Akerman participa de roda de conversa em Guarulhos

Da Redação

O médico Marco Akerman, especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com PhD em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres, conduziu ontem uma roda de conversa no auditório da Secretaria de Saúde, em Guarulhos. Durante sua explanação, voltada para trabalhadores da área, o palestrante defendeu que o conceito de saúde deve ir além do que se imagina.

“Saúde é ciência, cuidado, sentimento, prazer, é fazer o que gosta. No entanto, o conceito de saúde está introjetado em nosso inconsciente como algo relacionado aos serviços prestados e conectado com a questão de consumo. É fundamental ter acesso a eles, mas só isso não é suficiente”, destacou o especialista. O médico também abordou as definições sobre promoção à saúde, proteção e prevenção.

Segundo Akerman, que é professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 2014, o trabalho de promoção à saúde tem por objetivo incrementar e potencializar a vida. Enquanto isso, a proteção deve oferecer garantias frente às vulnerabilidades e, a prevenção, evitar riscos.

“A prevenção e a promoção visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, andam de mãos dadas”, destacou. Akerman encerrou sua fala deixando três reflexões aos profissionais de Saúde: “o que você faz que deva seguir fazendo, o que não faz e deve começar e o que você faz e deve parar?”. Promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o ciclo de rodas de conversa, que teve início no mês passado, deve se estender até dezembro, cada vez com a discussão de uma temática diferente. Nesta terça-feira, o evento contou com uma participação especial: o show musical da cantora profissional Carolina Frade, que também é farmacêutica da rede municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos