Márcio França assume Governo de SP

Por Rômulo Magalhães

Márcio França (PSB) foi empossado como governador do Estado de São Paulo em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa na última sexta-feira (06). O novo governador prestou o compromisso de cumprimento da constituição e fez seu primeiro discurso na posse do cargo.

“Sei que não é uma tarefa simples fazer uma sucessão em um momento tão difícil para o Brasil. Mas São Paulo é forte e tem uma longa trajetória para proporcionar ao Brasil saídas importantes”, afirmou.

Advogado, professor, vereador, prefeito, deputado federal e secretário de Estado, Márcio ocupou, nos últimos três anos, o cargo de vice-governador e de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação. Ele substitui Geraldo Alckmin, que governou São Paulo desde 2011 e agora disputará a Presidência da República.

Depois da posse oficial na Assembleia, o governador Márcio França e ex-governador Geraldo Alckmin participaram de uma cerimônia festiva no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo paulista. Na ocasião, Alckmin entregou a França o Pavilhão Governador do Estado, simbolizando a transmissão do cargo.

“Vá em paz, governador, que o Senhor lhe acompanhe. Nós estaremos sempre aqui, felizes e orgulhosos do seu sucesso e das suas realizações. Do cumprimento do seu destino e das suas missões. Saiba que no dicionário cravado nas nossas almas e guardado no coração só há uma palavra que precede a palavra lealdade. E essa palavra é gratidão”, concluiu França.

“Essa missão cabe agora às boas e competentes mãos, a partir de hoje, do governador Márcio França”
Eu seu discurso de despedida, Alckmin destacou que o São Paulo estará em boas mãos e que França utilizará de toda a sua experiência para continuar gerindo o Estado mais rico do país. “Despeço-me hoje do cargo para o qual tive o orgulho de ser eleito e reeleito pelo povo paulista. Esta solenidade é marco de um início. O nosso governo não terminou, pois temos muito a servir. Essa missão cabe agora às boas e competentes mãos, a partir de hoje, do governador Márcio França”, disse.

 

França anuncia primeiros nomes do secretariado
O novo governador anunciou os primeiros nomes que irão compor o seu secretariado. França escolheu Maurício Juvenal e Clóvis Vasconcelos como os novos secretários de Planejamento e Gestão, e Comunicação, respectivamente.

Atual chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Juvenal substitui Marcos Monteiro. Mestre em Letras e com ampla experiência em gestão pública, Maurício Juvenal foi secretário adjunto de Turismo na gestão Alckmin (2011 – 2014), presidente da Companhia de Progresso e Desenvolvimento do município de Mongaguá, onde também atuou como diretor de Governo da prefeitura. Além disso, atuou como consultor em Comunicação Social junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), diretor de políticas para o desenvolvimento do Turismo na CPETUR, e diferentes cargos em conselhos de administração e deliberativos de órgãos estaduais.

O novo titular da Subsecretaria Comunicação do Governo do Estado é Clovis Vasconcelos, que entra na vaga de Carlos Graieb. Jornalista com mestrado na USP e professor universitário há mais de 30 anos, Vasconcelos trabalhou no Jornal A Tribuna, de Santos, foi correspondente da Folha de S. Paulo no Vale do Ribeira, além de secretário de Comunicação de São Vicente. Há mais de 20 anos trabalha com o governador Márcio França.

Foto: Governo do Estado de São Paulo